Esta é a analise do Mandriva One com KDE, versão gratuita de Live CD e instalação da distribuição Mandriva 2007 Spring.o computador usado foi um AtlhonXP 1500( 1.350GHZ) com 768MB de RAM, hd 40GB, placa de video Geforce 4 MX 4000, placa cpu Asus A7v8x-x.

boot loader mandriva

Na tela do boot loader você tem como escolher a linguagem com F2 e com F3 outras opções como resolução e opções do kernel, porém a alteração da linguagem só serve no momento para definir a linguagem do help do bootloader acessado pela tecla F1. Enquanto carrega o sistema, assim como nas versões anteriores do Mandriva, não é mostradas informações nenhuma, apenas uma barra de progresso, porém prescionando F2 podemos ver todas as informações de boot normalmente.
Para minha surpresa, mesmo sendo uma versão não comercial, ele detectou e configurou com driver propietario minha placa de video GeForce4 MX 4000.

configuração inicial


Ao entrar no X começou um assistente que me pediu a língua, o país , layout de teclado, configurações de fuso horário e relógio(relógio local ou servidor de hora) e a concordância de um contrato da Mandriva.

3d

Logo após foi apresentado uma tela para configurar o Desktop 3d, no qual podemos usar o AIXGL, XGL com compiz ou o Metisse.

Painel de controle mandriva

Um dos pontos fortes da distribuição continua sendo o seu painel de controle, aonde se pode gerenciar muito facilmente o seu desktop. Ele serve tanto para configurar uma impressora, placa de video, rede, instala software, gerenciar serviços, etc. Porém no live-CD não vem instalado o CUPS para você instalar uma impressora, por isso não sera possivel testar uma impressora pelo Live-cd sem instalar o cd na sua maquina, e então ele ira baixar o pacote pela internet. Pelo jeito tiveram que fazer uma seleção para que o essencial rodasse no Live-CD.

A tradução PT-BR esta muito boa, inclusive o openoffice esta com o corretor ortografico em PT-BR e não cheguei a identificar programas que não estivessem com o pacote de tradução instalado.

A seleção de programas esta muito boa, atendendo bem à um desktop domestico, o menu também esta bem organizado, facilitando encontrar os programas. A pasta home esta organizada com subpastas documentos,videos, imagens, musica, de forma a tornar mais facil a organização para o usuário.

Dentre os principais programas estão:

-FireFox 2.0.0.3
-Openoffice 2.1
-Gimp 2.3
-KDE 3.5.6
-Kopete 0.12.4 : Cliente multiprotocolo ( messeger,icq,jabber, etc)
-WengoPhone 2: Concorrente do skype, que funciona com o protocolo SIP, que pode ser usado para conectar em um servidor ASTERISK, tem suporte a video.
-Amarok 1.4.5: Com suporte a mp3 🙂
-Kmplayer 0.9.4 : Player de video que pode trabalhar como front-end tranto do mplayer como do Xine, o suporte a MPEG já veio instalado.
-KaudiCreator: Para extrair faixas de cd em arquivos mp3,ogg,FLAC,wav.
-Utilitarios de escritorio do kde – KPDF(Leitor de PDF),Korganizer (agenda de compromissos),Kcalc ( calculadora cientifica), Kwrite (editor simples de texto).
-K3B 1.0.1 : Programa para gravar CD/DVD (na minha opnião, melhor que o NERO).
-Kmail 1.9.6 : Cliente de e-mail do KDE (Funcional, mas com menos recursos que o Thunderbird)

É interessante notar que vem nos menus scripts para instalar o Picasa e o Google Earth.

Durante os testes, a distribuição se mostrou estável não acontecendo nenhuma anormalidade em nenhum dos aplicativos usados.Ela também teve um bom desempenho, tanto rodando dentro do VMWARE, sendo limitado sua memória para 256MB, se considerando que todos os teste foram feitos no Live-CD. Para fazer uma comparação, os programas rodaram tão rápido quanto fosse pelo Live-CD do Kubuntu 6.10 . Porém ainda se fizermos uma comparação a seleção de programas em relação ao Kubuntu é melhor e pela presença de plugins para os principais formatos de arquivos de audio e video,( tirando wma) ele se torna uma opção mais fácil para instalar para usuários leigos, obviamente, sem desmerecer o kubuntu que estou fazendo a comparação, pois pode-se instalar posteriormente os programas adicionais, inclusive , apesar do repositorio do Mandriva ser muito bom, o do Ubuntu apresentou um numero bem maior de pacotes.Embora o desktop 3d tenha funcionado bem, a maquina apresentou lentidão as vezes com ele habilitado e meu emulador zsnes ficou mais lento, por isso é bom deixar o úsuario ciente que alguns aplicativos podem não funcionar tão bem com esse recurso habilitado.

É uma distribuição que eu recomendo, principalmente se for o seu primeiro contato com o Linux , tendo melhorado muito desde a ultima versão que eu usei ( Mandriva 2006) , Junto a familia Ubuntu para mim são as melhores distribuições para desktop. Para mim o Ubuntu ganha no numero de pacotes no repositorios e o Mandriva ganha no painel de controle e detecção de hardware e seleção de aplicativos no Live-CD.